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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Projeto Educação e tecnologia


JUSTIFICATIVA



Os instrumentos tecnológicos se fazem cada vez mais necessários para se viver, conviver e produzir na sociedade.

Como consequência, a escola deve trabalhar com ferramentas que preparem as novas gerações para a vida nesta sociedade informatizada e tecnológica.

Os instrumentos tecnológicos podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento das competências e habilidades dos educandos, promovendo autonomia, autoconfiança, autoestima, autodeteminação, entre outros, que facilitarão a aprendizagem integral do aprendiz.

Sabe-se, entretanto, que as ferramentas tecnológicas, por si só, não promovem este desenvolvimento e aprendizagem integral. Para que se obtenha êxito nesta ação, é necessário que o educador desempenhe seu papel de maneira que seja mediador do processo de ensino e de aprendizagem, orientando, intervindo e auxiliando os educandos na construção de seus conhecimentos e no desenvolvimento de suas competências e habilidades, adequando a tecnologia às necessidades do projeto pedagógico, colocando-a a serviço de seus objetivos e nunca os determinando.

A inserção da tecnologia na prática escolar não visa resolver os problemas da educação que são de cunho social, político, econômico, ideológico e cultural. Visa proporcionar ao educando o contato, o conhecimento, a prática na utilização da tecnologia para que esteja apto a viver, conviver, conhecer e produzir na sociedade.





OBJETIVOS GERAIS



·         Promover uma educação voltada ao desenvolvimento humano;

·         Utilizar de forma criativa e inovadora as tecnologias digitais como via de desenvolvimento de potenciais;

·         Preparar as novas gerações para aprenderem a viver, conviver, a conhecer e a produzir na sociedade de informação;

·         Promover a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem em sala de aula, com a utilização das tecnologias digitais.





CONCEPÇÃO



A Educação e a aprendizagem do ser humano não ocorre sozinha, mas sim, por meio de interações, dentro de um contexto social.

            No entanto, não se pode pensar que, por ocorrerem desta maneira elas sejam produzidas por terceiros, ou seja, por outros que educam.

            A educação e a aprendizagem ocorrem conforme se interage com o outro, à medida que transforma sua dependência e sua incompetência em autonomia e capacidade, podendo definir por conta própria um projeto de vida e de transformá-lo em realidade.

            A aprendizagem não é produzida pela ação de terceiros, porém não se produz de maneira independente, sem a interferência de outro.

            O educador deve ter como objetivo o desenvolvimento da autonomia e a construção da competência por parte do próprio educando.

            O projeto Educação e Tecnologia tem como conceito a educação para o desenvolvimento humano, com foco no educando e em seu desenvolvimento, reconhecendo que este se dá por meio de um contexto social e interativo.

            Quando os educandos se envolvem em projetos de aprendizagem de sua escolha com base em seus interesses, ocorre uma aprendizagem significativa pelas seguintes razões:











  • A aprendizagem é o principal mecanismo pelo qual o ser humano projeta e constroi a própria vida;
  • O educando é incentivado a explorar e investigar seus interesses e o educador é responsável por encontrar maneiras de tornar a atividade do educando útil no desenvolvimento das competências básicas;
  • A aprendizagem não é algo passivo, desinteressante; é ativa e significativa. O educando possui um envolvimento ativo, não só na elaboração dos seus projetos de aprendizagem, como também na sua implementação e avaliação;
  • Estabelece uma estreita relação entre a aprendizagem que acontece na escola e na vida e a experiência do educando, reconstituindo o vínculo entre seus processos cognitivos e seus processos vitais;
  • Não acredita que todos devam aprender as mesmas coisas, pelos mesmos métodos, nos mesmos ritmos e nos mesmos momentos;
  • Evita que o objetivo da educação seja a absorção de grandes quantidades de informação (fatos, conceitos, princípios, valores, procedimentos) e que o aprender seja visto como o subproduto esperado da ação do educador;
  • A tecnologia digital é parte integrante e indissociável pelo fato de ser um espaço efetivo para interação, aprendizagem colaborativa, disseminação de processos e resultados.





EIXOS TEMÁTICOS



  • Projetos de aprendizagem;
  • Formação do aluno pesquisador;
  • Formação do orientador de Educação e Tecnologia, dos educadores, gestores e coordenadores;
  • Competências e habilidades;
  • Avaliação.





RESULTADO ESPERADO



  • .Desenvolvimento das competências e habilidades.
  • Melhoria do desempenho dos educandos.





ABRANGÊNCIA DO PROJETO



  • Público alvo



Educandos da Educação Básica (EMEB e EMEF)





  • Duração



Ano letivo de 2012.

















PLANO DE AÇÃO



  • Formação



Os orientadores de Educação e Tecnologia receberão formação em serviço para a aplicação e metodologia do projeto nas Unidades Escolares e suas ações serão acompanhadas ao longo do processo (ano letivo de 2012)



  • Multiplicação da metodologia



Os orientadores de Educação e Tecnologia serão multiplicadores da metodologia nas Unidades Escolares, apresentando e mobilizando todos educadores para a aplicação do projeto.



  • Desenvolvimento



- Responsabilidade do Orientador de Educação e Tecnologia:



Em parceria com os atores envolvidos no processo (gestor, coordenador, educadores e educandos), o orientador de Educação e Tecnologia deverá:



    1. Trabalhar com os projetos de aprendizagem, mantendo o foco constante no desenvolvimento dos potenciais dos alunos, orientando –os e intervindo em suas ações quando necessário;
    2. Aperfeiçoar-se na gestão eficiente do seu tempo;
    3. Proporcionar espaços diversos para a aplicação dos projetos de aprendizagem;
    4. Empenhar-se para que os alunos não desanimem nem se desviem dos objetivos propostos;
    5. Fortalecer o vínculo com os alunos
    6. Manter um clima de empenho e mobilização do grupo;
    7. Respeitar a identidade dos educandos e de todos os envolvidos no projeto;
    8. Registrar todo o processo em seu Diário de Bordo;
    9. Contribuir ao máximo para a transformação da escola



       - Responsabilidade do diretor e coordenador pedagógico:

    

      Os gestores e coordenadores devem participar ativamente de todo o processo e:



1.       Apoiar os educadores da escola para a viabilização do desenvolvimento da metodologia de projetos de aprendizagem;

2.      Orientar os educadores nas questões pedagógicas pertinentes que facilitem a implantação da metodologia de projetos de aprendizagem;

3.      Mobilizar todos os educadores para que trabalhem com a metodologia de projetos de aprendizagem;

4.      Apoiar a flexibilização da grade curricular em relação a horários e conteúdos, de modo a permitir que os educadores da escola possam trabalhar com o projeto;

5.      Explicar aos pais dos educados a importância de se trabalhar com os projetos de aprendizagem;

6.      Acompanhar o trabalho dos educadores e orientadores.









  • Avaliação



A avaliação deve ser realizada permanentemente. Não se avaliará conteúdos, mas sim as competências e habilidades desenvolvidas de cada educando.

Deverá ser realizada a autoavaliação do educando e do educador.



  • Produto Final:



      Diário de Bordo (Blog) dos educandos;

      Diário de Bordo (Blog) dos educadores/orientadores de Educação e Tecnologia.



METODOLOGIA



A metodologia do Projeto Educação e Tecnologia está estruturada em três ações intrinsecamente relacionadas:



1. A pergunta (desafio)



Momento em que os alunos manifestam as suas inquietações, as suas curiosidades frente a uma temática específica. Para que essa curiosidade possa ser investigada, os alunos têm o desafio de elaborar uma pergunta.



2. A resposta (pesquisa);



Nesta etapa acontecerá todo o processo de coleta e seleção de dados, análise e conclusão da pesquisa. É quando os alunos procuram respostas para as perguntas que os inquietem.



3. Avaliação das ações.



A avaliação é fundamental no processo de aprendizagem do aluno e deverá acontecer de forma contínua e sistemática. O mais importante não é avaliar a aquisição de conhecimentos, mas, sim, as competências e habilidades que os alunos desenvolvam durante todo o processo.

O orientador de Educação e Tecnologia deve avaliar constantemente sua prática pedagógica. O foco da prática reflexiva será a qualidade das intervenções, no que diz respeito à observação do processo de construção do conhecimento, à habilidade de perguntar, à negociação de significados com o grupo de alunos e ao papel de promover interações para a aprendizagem.



REGISTRO



Todas as etapas realizadas pelos educandos devem ser registradas em um portfólio e em um Diário de Bordo (blog).

Os orientadores de Educação e Tecnologia e os educadores devem fazer o registro de sua prática diariamente no seu Diário de Bordo.



ACOMPANHAMENTO DO PROJETO



As ações realizadas pelo orientador de Educação e Tecnologia serão acompanhadas durante todo o período de aplicação pelo Departamento de Educação que dará as orientações necessárias para o andamento adequado do projeto.







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



INSTITUTO AYRTON SENNA. Sua Escola a 2000 por Hora – Educação para o desenvolvimento humano pela tecnologia digital. São Paulo: Instituto Ayrton Senna/Saraiva,2004.



IINSTITUTO AYRTON SENNA/UNESCO. Educação para o desenvolvimento humano: por Simone André e Antonio Carlos Gomes da Costa. São Paulo: Instituto Ayrton Senna/Saraiva 2003.



CHAVES, Eduardo. Avaliação de Mudanças. Texto para estudos 2004.



INSTITUO AYRTON SENNA. Caderno de Formação. Programa SuperAção Jovem. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2005.

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