Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Material da formação - 20/04





"O seu nome é Dulcinéia, sua pátria Toboso, um lugar da Mancha; a sua qualidade há de ser, pelo menos, Princesa, pois é Rainha e senhora minha; sua formosura sobre-humana, pois nela se realizam todos os impossíveis e quiméricos tributos de formosura, que os poetas dão às suas damas; seus cabelos são ouro; a sua testa campos elíseos; suas sobrancelhas arcos celestes; seus olhos sóis; suas faces rosas; seus lábios corais; pérolas os seus dentes; alabastro o seu colo; mármore o seu peito; marfim as suas mãos, sua brancura neve; e as partes que à vista humana traz encobertas a honestidade são tais (segundo eu conjeturo) que só a discreta consideração pode encarecê-las, sem poder compará-las."







“Uma imagem fala mais que mil palavras”

“PENSAMOS POR IMAGENS”
Camus

  “O cotidiano de nossas vidas é constituído de múltiplas e variadas imagens. A cada manhã, essas imagens que emergem de nosso cotidiano nos convidam a ver, ouvir, cheirar, provar, sentir”
Ângela Vieira de Alcântara

POR QUE TRABALHAR IMAGENS NA ESCOLA?

n  Importância da leitura de imagens – olhar crítico, ensinar a ver;
n  Parte da população mundial desconhece a linguagem escrita, fazem uso da linguagem oral e imagética;
n  Valorização da linguagem escrita: Sociedade Grafocêntrica.

Textos imagéticos:

n  Fotografia;
n  Aquarela;
n  Objetos;
n  Pessoas;
n  Desenhos;
n  Artes plásticas;
n  Imagens em geral.


LEITURA

n  Visão de mundo: o saber, crenças, modelos culturais e sociais;
n   “As imagens são universais, mas são particulares em diferentes culturas”.


TESTEMUNHO HISTÓRICO
n  A imagem e o imaginário remonta a origem da humanidade;
n  “Registro: análise e tomada de decisão diante da realidade”;
n  “Fragmentos cortados num espaço e num tempo espaço específico”;
n  O espectador acredita no que vê. “A diferença entre a foto do fotógrafo e a foto do espectador está na objetividade do primeiro e subjetividade do segundo”.

“Uma fotografia revela muito mais do que as imagens do instante fotografado. Além do cenário, das personagens e das leituras dos tempos e espaços aparentes, ela indica os vínculos e relações presentes nos textos imagéticos e revela também, o seu autor: a intenção do fotógrafo e até, quem sabe, seus desejos, suas características, suas artes de fazer e de ser. A cena, o ângulo, o enquadramento, a luminosidade e os planos escolhidos narram muitas histórias dos sujeitos instantaneamente eternizados, do autor e de sua criatura. Em cada foto, o fotógrafo faz um registro de si mesmo, marcando lugares e não- lugares nos espaços de sua própria vida.”

IMAGENS QUE MARCAM
Algumas imagens são mais fortes que as palavras e nos leva a recordar os mesmos fatos e sentimentos semelhantes.

IMPORTANTE OBSERVAR!

n  Produção: como foi produzida.
n  Recepção: como será percebida.
n  Contemplação: o que está representando (o que deseja representar).
n  Credibilidade da imagem (manipulação).

IDENTIFICAR

n  O que está presente, o que não está;
n  Imagens manipuladas (a favor de quem estão);
n  A imagem nos meios de comunicação (discutir);
n  Ressaltar o valor estético e a sensibilidade do observador (interpretar e sentir a imagem);
n  Usar a imagem para completar ou provocar a pesquisa.

A IMAGEM NA ESCOLA

n  Educar para VER, EXPOR IDEIAS, TER IDEAIS (e lutar por eles);
n  A imagem com os alunos;
n  A imagem dos alunos;
n  Múltiplas representações da imagem;
n  Manipulação da imagem;
n  Interpretação individual: Imagem X emoção.


CUIDADO

O uso de imagem é regulamentado por lei, e deve ser observado. Toda imagem utilizada para publicações ou exposições necessita de prévia autorização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário